gente@ufv.br

Soluções

Cadastro Urbano

O Cadastro Territorial Multifinalitário é considerado base para os projetos de gestão territorial. Consiste no inventário oficial de lotes, edificações, vias e áreas públicas. O produto do Cadastro Urbano provê à prefeitura a possibilidade de trabalho com diversos sistemas de geoprocessamento, cuja capacitação, consultoria e treinamento também são fornecidas pelo GENTE.

Levantamento Urbano Básico

O Mapeamento Urbano Básico é realizado por meio da vetorização das ortofotos e do reaproveitamento do Cadastro Imobiliário da prefeitura. Através de scanners e câmeras fotográficas de alta resolução, as plantas de quadra e loteamentos em formato analógico são digitalizadas e o material retificado à ortofoto, servindo de referência para a vetorização e codificação dos lotes.

Topografia

A topografia é uma das formas de obtenção de dados espaciais mais precisas disponíveis no mercado, desta forma, é o método recomendado, e por vezes exigido, para a implantação de diversos projetos de engenharia a nível municipal como redes de água, esgoto, pavimentação e implantação das mais diversas formas de infraestrutura urbana.

Soluções de Geoprocessamentos

A capacidade do poder municipal de analisar dados geograficamente torna a tomada de decisão do gestor mais criteriosa. Com o uso do geoprocessamento, é possível por exemplo, analisar recursos naturais disponíveis em determinado local, planejar projetos de infraestrutura, avaliar sistemas de saneamento entre outras coisas.

Treinamento e Consultoria

Com treinamentos no manuseio de softwares como o QGIS, garantimos aos funcionários municipais a capacidade de elaborar análises com os dados geográficos disponibilizados pelo Cadastro Municipal. Com treinamentos nos softwares GeoColeta e nas metodologias de coleta de dados, a prefeitura tem a capacidade de atualizar seu próprio cadastro imobiliário.

Levantamento Aerofotogramétrico

O mapeamento de uma área urbana pode ser realizado por diversos métodos, entre estes, um dos mais eficientes é o levantamento aerofotogramétrico. Utilizando uma aeronave remotamente pilotada (ARP), fornecemos como produtos as ortofotos e modelos de superfície e do terreno.

Fotogrametria Terrestre

O Levantamento Fotogramétrico Terrestre é realizado por um veículo equipado com uma câmera multidirecional que coleta fotografias georreferenciadas. O conjunto de seis câmeras é acoplado a um sistema inercial, uma estação de geoprocessamento e um sistema de posicionamento por satélite utilizando a tecnologia RTK no veículo.

Rede de Referência Cadastral

A Rede de Referência Cadastral (RRC) abrange todo o território urbano do município e possibilita apoio básico e georreferenciado a todos os levantamentos que se destinam a projetos, cadastros ou implantação de obras no município.

Aplicação do BCI

Uma das formas mais eficazes de coleta de dados dos cidadãos e seus imóveis, o Boletim de Cadastro Imobiliário (BCI) é o formulário que contém as informações de propriedade, estado, conservação e características do imóvel urbano.