gente@ufv.br

Modernização e Atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário de Bom Despacho

Coordenação

DSc. Daniel Camilo de Oliveira Duarte, DSc. Éder Teixeira Marques e MSc. Victor dos Santos Marotta

Introdução

Bom Despacho é um município mineiro com população de 54.624 habitantes de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, e local onde nosso projeto de estruturação de cadastro foi realizado. Diante de uma cidade que já possuía um setor de cadastro e um sistema de dados organizados, o maior desafio do grupo foi criar uma solução para que essas informações ficassem dispostas de maneira mais simples, acessíveis e sistematizadas. Além da modernização, o projeto contou com uma ampliação desse banco de dados, trazendo informações novas levantadas em campo, consequentemente agregando valor a base cadastral do município. O trabalho foi conduzido pelo professor coordenador Daniel Camilo de Oliveira Duarte e teve início em julho de 2019.

Rede de Referência Cadastral

A primeira fase do projeto em campo foi a implementação da Rede de Referência Cadastral (RRC). A etapa contou com a implantação de 5 marcos pela cidade e rastreio conforme as especificações técnicas para homologação da base junto ao IBGE, de forma a integrar os dados à rede planialtimétrica brasileira.

A implementação da RRC permitirá ao município a exigência de trabalhos georreferenciados de acordo com a Rede de Referência Cadastral Municipal, possibilitando a melhora na qualidade de entrega dos produtos e garantindo um referencial comum para integração na nova base cartográfica municipal georreferenciada, produzida neste trabalho.

Levantamento das imagens 360°

A modernização do CTM contou ainda com a inclusão do levantamento de imagens 360° georreferenciadas no município. As imagens coletadas em campo foram realizadas em parceria com a empresa Topocart com acompanhamento de estagiários do GENTE que participaram durante todo o processo. Para essa etapa foi utilizado um veículo equipado com uma câmera multidirecional e com sistema de posicionamento por satélite utilizando tecnologia de Posicionamento Cinemático em Tempo Real (RTK). Todas as ruas da cidade foram percorridas fazendo o levantamento de 134.190 imagens em 360º. 

O produto pode ser conferido no WebGENTE, basta ativar a camada Imagens 360°, ligue a ferramenta de Visualizar Informações e clique em um ponto da camada ligada para abrir o Visualizador 360° do WebGENTE.

Levantamento aerofotogramétrico e aquisição de imageamento por satélite

A partir da instalação dos marcos geodésicos de precisão da primeira etapa (RRC) foram instalados pontos de controle no perímetro urbano e em áreas rurais, com o objetivo de realizar o apoio, georreferenciamento e controle de qualidade para o levantamento aerofotogramétrico.

A realização desta etapa contou com a utilização dos ARPS Batmap II e Phantom 4 Pro, sendo mapeados mais de 80 km² na área urbanizada do município e do distrito de Engenho do Ribeiro, além de localidades como Chácara Santa Felicidade e Mato Seco. Os produtos resultantes são as ortofotos de 10 cm de resolução espacial, com Padrão de Exatidão Cartográfica (PEC) Classe A na escala 1:1000 para a área urbana e localidades, além do Modelo Digital de Elevação (MDE) e Modelo Digital de Superfície (MDS) das mesmas áreas.

Para as áreas rurais o GENTE realizou ainda a aquisição de uma imagem KOMPSAT, com resolução espacial de 70 centímetros, de forma a realizar o mapeamento da área rural do município. Todos estes produtos podem ser conferidos no WebGENTE, para isto, basta alterar a base cartográfica no menu de camadas para Imageamento Aéreo e Orbital, a camada ativada conterá uma composição entre as ortofotos de maior precisão nas áreas urbanizadas e a imagem de satélite nas áreas rurais, recobrindo todo o município.

Elaboração do Plano Viário Municipal

Uma das demandas do município consistia na necessidade de uma sistematização das rodovias municipais de ligação às áreas rurais e a outros municípios. A tarefa executada pelo GENTE foi a criação de uma base sistemática das rodovias municipais de acordo com o Plano Nacional Viário, realizando a sistematização e codificação das vias conforme seu tipo, sentido e destino.

Digitalização da Base Cartográfica Cadastral

A partir do levantamento aerofotogramétrico iniciou-se a estruturação da Base Cartográfica do município em formato digital. A etapa consistiu em reunir os dados de plantas já existentes da prefeitura em formato PDF, georreferencia-las e realizar a comparação com a realidade encontrada a partir do levantamento fotogramétrico, atualizando e digitalizando base cartográfica cadastral nas diferenças em áreas e limites das parcelas cadastrais com o auxílio do levantamento 360°.

A geração da base cartográfica incluiu a atualização e espacialização das informações das inscrições cadastrais, seções de logradouros do município, edificações, limites de lotes, quadras e setores. Além da inclusão de informações ambientais como hidrografia e limites municipais, perímetro urbano e expansão urbana, entre outros. Você pode conferir as informações digitalizadas também no WebGENTE, basta manipular e explorar as camadas no nosso menu de camadas.

Atualização dos Boletins de Cadastro Imobiliário

Os Boletins de Cadastro Imobiliário (BCI) são as informações descritivas de cada imóvel coletada com a finalidade de realizar o cálculo do IPTU, através das informações obtidas através da ortofoto e panorama 360° são atualizados os dados dos BCI referentes ao exterior do imóvel, como área construída, revestimento da fachada, delimitação frontal, tipo de calçada, entre outros.

WebGIS 

A Base Cadastral construída para esse projeto foi disponibilizada no WebGIS desenvolvido pelo GENTE, o WebGENTE. Através dele, o usuário tem acesso a diversas informações geoespaciais sobre o município em questão. Sua principal função é levar para a prefeitura e para a população os resultados do projeto de forma simples, objetiva e organizada; ajudando na gestão municipal e na transparência dos dados cadastrais. Para saber mais sobre o WebGENTE e acesse o conteúdo do nosso blog  sobre WebGIS.